sábado, 30 de junho de 2012

Resumo da Novela Carrossel – Capítulo de Segunda – Dia 02/07


Matilde vai à sala de aula e mexe nos diários de Helena.
Ela promete provar que Helena dá nota alta aos alunos. Matilde afirma que vai acabar com a perfeição de Helena. Ela adormece na carteira e sonha que substitui Helena. No sonho, os alunos começam a elogiá-la, dizem que a ama, que ela é a melhor professora do mundo.
Matilde sonha que os alunos começam a tocar violino para ela. Matilde acorda, Helena e os alunos estão ao seu redor. Helena percebe que a professora de música está estranha e pergunta se ela está bem. Os alunos começam a rir de Matilde, que sai correndo. Firmino, Olívia e Graça estranham o fato de Matilde estar de pijama. Frederico entrega a chave de casa para Inês.
Ele afirma à ex-mulher que não vai conseguir ajudar nas despesas de casa. Olívia repreende Matilde e diz que ela cometeu um erro gravíssimo. Durante a aula de música, Valéria e Laura sentem a falta de Carmen, que está isolada no pátio. Professora Helena percebe que a garota está triste. Carmen conta a Helena que sua mãe, Inês, vai vir conversar com ela. Carmen revela a Helena que em sua casa anda acontecendo o pior.
Inês chega à escola para conversar com Helena. Inês revela que Frederico quer se divorciar dela de uma vez por todas. Inês diz que Carmen está sofrendo. Não bastasse, ela diz que terá que mudar de bairro e Carmen terá que deixar a escola. Inês conta a Helena que vai morar na casa de sua mãe com seus filhos, pois não tem dinheiro para pagar as despesas. Aflita, Inês pede a ajuda de Helena para conversar com Carmen.
Helena chega à sala de aula e pede para os alunos irem para a aula de música com a professora Matilde. Helena diz que precisa conversar com Carmen. Na sala de música, os alunos perguntam à professora Matilde por que ela estava de pijama. Matilde fica sem graça e desconversa.
Helena conversa com Carmen e diz que a menina passará por uma situação difícil, pois terá que mudar para outro bairro, morar com a avó. Comovida, Helena revela à garota que ela terá que mudar de escola
Fotos: Maria Joaquina e Valéria partem para briga após discussão
No capítulo de Carrossel desta quinta, 28 de junho, o clima vai esquentar entre Valéria e Maria Joaquina.

Após Valéria falar que sua colega não é uma pessoa amiga, Maria Joaquina revela que não se importa com o que os outros pensam dela.

Valéria diz que nunca mais dirigirá a palavra a ela e a chama de fofoqueira, metida e orgulhosa. Maria Joaquina retruca e diz que a colega é tagarela e puxa-saco. As duas partem para a briga e se pegam pelos cabelos. Firmino chega, as separa e passa um sermão nelas.








Maria Joaquina e Valéria brigam no pátio da escola após discussão

Maria Joaquina e Valéria brigam no pátio da escola após discussão
Valéria perdeu a cabeça depois que Maria Joaquina empurro Cirilo e foi tirar satisfações com a menina. As duas começam a discutir e as meninas ficam do lado de Valéria.

As duas trocaram xingamentos e Maria Joaquina partiu pra cima de Valéria! As duas se pegaram pelos cabelos e só se largaram quando Firmino chegou para separar a briga.
n



Crianças fazem guerra de bolinha de papel




Íntegra do Capítulo 29

Íntegra do Capítulo 29 - Parte 1
























Íntegra do Capítulo 29 - Parte 2
























Íntegra do Capítulo 29 - Parte 3


Matilde dorme na mesa de Professora Helena e é flagrada pelas crianças

Matilde dorme na mesa de Professora Helena e é flagrada pelas crianças

A invejosa profesora Matilde continua querendo acabar com a reputação da doce professora Helena, desta vez a professora de música vai à sala de aula e mexe nos diários de Helena, cansada, Matilde dorme e sonha que os alunos a amam e tocam violino em sua homenagem. O que ela não imagina é que ao acordar Helena e os alunos estarão à sua volta, as crianças riem e Matilde foge.

A cena vai ao ar nesta segunda, às 20h30.

Valéria desmaia de susto e Maria Joaquina a socorre a garota


Paulo entra na sala de ciências. Kokimoto fica na porta como vigia. A dupla vai colocar em prática o plano que arquitetou. Professora Helena pede para Maria Joaquina e Valéria irem até a sala de ciências pegar o material para aula, as lâminas com insetos. Maria Joaquina não quer dirigir a palavra a Valéria e pergunta se ela precisa mesmo ir. Alícia afirma a Helena que está se sentindo mal, não está com um bom pressentimento. Maria Joaquina e Valéria entram na sala para pegar o material. Paulo está escondido dentro do armário. As garotas começam a procurar as lâminas com insetos que a professora Helena pediu. Elas começam a mexer nas experiências. Inimigas, as duas começam a se alfinetar. Valéria chama Maria Joaquina de fofoqueira. O esqueleto que está atrás de Valéria começa a se mexer e coloca a mão no ombro da garota. É Paulo quem o está manipulando dentro do armário. Ao ver o esqueleto se mexer, Valéria desmaia. Ao ver a colega desmaiada, Maria Joaquina se desespera e tenta reanimá-la. Alícia vai à sala de ciências e vê Valéria desmaiada. Maria Joaquina pede para Alícia chamar Helena o mais rápido possível. Alícia corre até a sala e conta a Helena que Maria Joaquina matou Valéria. Maria Joaquina conta a Helena que Valéria estava muito assustada e desmaiou. Valéria é levada para a enfermaria. Ela se recupera, retorna à sala de aula e revela que o esqueleto da sala de ciências se mexeu. Valéria agradece Maria Joaquina por ajudá-la. Olívia e Matilde vão à sala de aula e pedem para os alunos colocarem as mochilas sobre a mesa, pois vão revistá-las. Olívia encontra o CD de heavy metal na mochila de Maria Joaquina, que se defende ao dizer que não ouve aquele gênero de música. Cirilo defende a amada. Olívia pede a agenda de Maria Joaquina, pois dará uma advertência nela. Maria Joaquina cai em prantos. Ao ver o estado de Maria Joaquina, Valéria assume a culpa e revela que foi Paulo quem colocou o CD no aparelho de professora Matilde. Olívia ameaça expulsá-los. Helena afirma a Olívia que Valéria e Paulo não precisam ser expulsos, pois ela mesmo dará uma castigo a eles. Helena coloca fone de ouvidos em Valéria e Paulo e fazem os dois ouvirem heavy metal. Rosa e Ricardo, pais de Valéria, conversam sobre o desmaio que a filha teve, pois é o segundo em tão pouco tempo. Preocupada, Rosa fala em levar a filha para fazer exames. Rosa elogia Valéria por ter feito as pazes com Maria Joaquina. Valéria afirma que no fundo Maria Joaquina é uma pessoa boa. Frederido e Inês, pais de Carmen, têm uma forte discussão. Frederico fala em pedir o divórcio. Carmen ouve a conversa dos pais às escondidas.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

QUEM É QUEM

Maria Joaquina Medsen
  • Cirilo Rivera
  • Valéria Ferreira
  • Jaime Palillo
  • Carmen Carrilho
  • Mario Ayala
  • Paulo Guerra
  • Marcelina Guerra
  • Davi Rabinovich
  • Jorge Cavalieri
  • Daniel Zapata
    Mario-ayala---gustavo-daneluz
    • Mario Ayala
    • Gustavo Daneluz
    • Mario perdeu a mãe e, desde então, não acredita mais em Deus. Como defesa, maltrata as pessoas e se mantém distante, com medo de se magoar. Após encontrar um cachorro com a pata quebrada, o adota para si. Rabito, batizado por Mario, se torna seu melhor amigo e futuramente o mascote da Patrulha Salvadora. Mario distribui ofensas a todos e enfrenta qualquer um que imponha autoridade sobre ele. Repele os colegas que tentam se aproximar, menos Paulo, com quem se alia para fazer o mal. Mora com o pai, a meia-irmã e a madrasta Natália. Deixado de lado em casa, nunca ganha presentes ou tem seu aniversário comemorado. Nas brigas com a madrasta Natália, sempre leva a culpa e é ameaçado de ser colocado em um internato

    Resumo da novela Carrossel – 29/06/2012





    Kokimoto fica na porta como vigia. A dupla vai colocar em prática o plano que arquitetou. Professora Helena pede para Maria Joaquina e Valéria irem até a sala de ciências pegar o material para aula, as lâminas com insetos.
    Maria Joaquina não quer dirigir a palavra a Valéria e pergunta se ela precisa mesmo ir. Alícia afirma a Helena que está se sentindo mal, não está com um bom pressentimento. Maria Joaquina e Valéria entram na sala para pegar o material. Paulo está escondido dentro do armário. As garotas começam a procurar as lâminas com insetos que a professora Helena pediu. Elas começam a mexer nas experiências. Inimigas, as duas começam a se alfinetar. Valéria chama Maria Joaquina de fofoqueira. O esqueleto que está atrás de Valéria começa a se mexer e coloca a mão no ombro da garota.
    É Paulo quem o está manipulando dentro do armário. Ao ver o esqueleto se mexer, Valéria desmaia. Ao ver a colega desmaiada, Maria Joaquina se desespera e tenta reanimá-la. Alícia vai à sala de ciências e vê Valéria desmaiada. Maria Joaquina pede para Alícia chamar Helena o mais rápido possível. Alícia corre até a sala e conta a Helena que Maria Joaquina matou Valéria. Maria Joaquina conta a Helena que Valéria estava muito assustada e desmaiou. Valéria é levada para a enfermaria. Ela se recupera, retorna à sala de aula e revela que o esqueleto da sala de ciências se mexeu.
    Valéria agradece Maria Joaquina por ajudá-la. Olívia e Matilde vão à sala de aula e pedem para os alunos colocarem as mochilas sobre a mesa, pois vão revistá-las. Olívia encontra o CD de heavy metal na mochila de Maria Joaquina, que se defende ao dizer que não ouve aquele gênero de música.
    Cirilo defende a amada. Olívia pede a agenda de Maria Joaquina, pois dará uma advertência nela. Maria Joaquina cai em prantos. Ao ver o estado de Maria Joaquina, Valéria assume a culpa e revela que foi Paulo quem colocou o CD no aparelho de professora Matilde. Olívia ameaça expulsá-los.
    Helena afirma a Olívia que Valéria e Paulo não precisam ser expulsos, pois ela mesmo dará uma castigo a eles. Helena coloca fone de ouvidos em Valéria e Paulo e fazem os dois ouvirem heavy metal. Rosa e Ricardo, pais de Valéria, conversam sobre o desmaio que a filha teve, pois é o segundo em tão pouco tempo. Preocupada, Rosa fala em levar a filha para fazer exames. Rosa elogia Valéria por ter feito as pazes com Maria Joaquina. Valéria afirma que no fundo Maria Joaquina é uma pessoa boa. Frederido e Inês, pais de Carmen, têm uma forte discussão. Frederico fala em pedir o divórcio. Carmen ouve a conversa dos pais às escondidas.

    Galeria relembra looks de Maria Joaquina

    Galeria relembra looks de Maria Joaquina
    Enquanto deixa muito a desejar na questão do coleguismo, Maria Joaquina esbanja estilo. Prova de que a menina adora cuidar dovisual são as tiaras que a filha do Dr. Miguel desfila na Escola Mundial e fora dela. Flores, lanços, muito brilho e purpurina sempre enfeitam o cabelo claro e lisinho da garota.

    Na galeria de imagens ao lado, relembre alguns looks de Maria Joaquina nos capítulos de Carrossel. Clique nas imagens para ampliá-las.

















    Conheça a casa de Larissa Manoela, a Maria Joaquina

    Conheça a casa de Larissa Manoela, a Maria Joaquina
    No último domingo, dia 24 de junho, Larissa Manoela, a Maria Joaquina, abriu as portas de sua casa para a apresentadora Eliana. A atriz mostrou seu quarto, brinquedos, roupas e até apresentou sua cachorrinha, aGuilhermina.

    Larissa também falou sobre o início de sua carreira, os personagens que já interpretou no cinema, teatro e TV e da repercussão de Maria Joaquina em sua vida. Eliana aproveitou a ocasião para realizar um sonho antigo da garota: andar de limousine.

    Assista ao vídeo da visita:



    Íntegra do Capítulo 28

    Íntegra do Capítulo 28 - Parte 1
























    Íntegra do Capítulo 28 - Parte 2
























    Íntegra do Capítulo 28 - Parte 3






















    Davi descobre uma passagem secreta na casa abandonada

    Davi descobre uma passagem secreta na casa abandonada

    Todos os meninos se reunem na casa abandonada para discutir se as meninas podem entrar no clube dos cuecas. Discussão pra lá e discussão pra cá, Jaime acaba correndo atrás de Paulo e sem querer esbarra em um castiçal.

    Davi, que está sentado em cima da lareira, acaba indo para uma outra sala. Ele fica tão assustado que começa a gritar, mas ninguém ouve o menino. Do outro lado, Jaime e Paulo continuam discutindo e Jaimeesbarra de novo no castiçal!

    Davi sai de lá gritando e tenta explicar o que aconteceu. Ao ouvir a história, os meninos decidem ir atrás dessa sala escondida, mas não conseguem achar nada!





    quinta-feira, 28 de junho de 2012

    Olívia diz para Matilde que não vê a hora de demitir a Professora Helena

    Olívia diz para Matilde que não vê a hora de demitir a Professora Helena

    A Escola Mundial não poderia estar mais agitada. Maria Joaquina já voltou, mas os ânimos ainda não se acalmaram.

    Na diretoria, Olívia comenta com Matilde que não vê a hora de assinar a carta de demissão de Helena. Matilde põe mais lenha na fogueira e conta que um dos alunos de Helena colocou um CD de heavy metal em seu aparelho de som.

    As cenas devem ir ao ar nesta quarta, 27 de junho

    Hoje em Carrossel – 28/06/12 – Cirilo oferece ajuda a Maria Joaquina, mas ela afirma que não precisa dele.

    Divulgação/Globo


    Valéria afirma a Maria Joaquina que todos resolveram aplicar o castigo do silêncio nela porque ela não é uma pessoa amiga. Maria Joaquina diz não se importar com o que as pessoas pensam dela. Davi comenta com Maria Joaquina que se ela não se importasse não teria ficado doente, com febre. Valéria diz a Maria Joaquina que nunca mais dirigirá a palavra a ela e a chama de fofoqueira, metida e orgulhosa.
    Maria Joaquina retruca e diz que Valéria é tagarela e puxa-saco. As duas partem para a briga e se pegam pelos cabelos. Firmino chega, as separa e passa um sermão nelas. Ele ameaça levá-las à diretoria. As duas se engalfinham novamente. Daniel vai à sala de professores e conta a Helena que Valéria e Maria Joaquina estão brigando. Matilde espia o diário de Helena e desconfia de que os alunos gostam dela porque ela dá boas notas a eles. Helena flagra a professora Matilde olhando seu diário.
    Cirilo oferece ajuda a Maria Joaquina, mas ela afirma que não precisa dele. Paulo dá parabéns a Valéria pela briga. Ele pergunta se ela colocou o CD na mochila de Maria Joaquina. Na sala de aula, Helena pergunta aos alunos quem colocou um CD de heavy metal no aparelho de som da professora Matilde. Ninguém se manifesta.
    Maria Joaquina comenta que aparelho de som é coisa do século passado, pois ela ouve músicas no mp3. Helena chama Valéria e Maria Joaquina para uma conversa particular. A professora pede que Graça fique com os alunos. Paulo comenta com Kokimoto que tem um plano; os dois começam a cochichar. Preocupado com a amada, Cirilo pergunta a Daniel se Maria Joaquina será castigada. No pátio, Helena pede para Valéria e Maria Joaquina parar de brigar. Daniel comenta com Cirilo que Valéria e Maria Joaquina estão tomando uma bela bronca da professora Helena.
    Cirilo fala a si mesmo que amor e ódio caminham lado a lado. Ele reflete que se Maria Joaquina o xinga é por que o ama. Helena pede para Maria Joaquina e Valéria fazerem as pazes. As duas trocam olhares fulminantes e não fazem as pazes. Helena pede para Valéria retornar à sala. Helena aconselha Maria Joaquina a não guardar ressentimentos, não faz bem. Petulante, Maria Joaquina afirma que não guarda ressentimentos de Valéria, pois a despreza. Enquanto Helena conversa com Maria Joaquina no pátio, os meninos fazem guerra de bolinhas contra as meninas.
    Graça está em desespero na classe, pois não consegue controlar a turma. No meio da confusão, Paulo diz para a Valéria colocar o CD de heavy metal na mochila de Maria Joaquina. Ela o faz. Decidida, Maria Joaquina revela a Helena que nunca mais dirigirá a palavra a Valéria. Ao chegar na sala, Helena flagra a balbúrdia dos alunos. A professora fica nervosa e faz todos arrumarem a bagunça. Paulo e Kokimoto pedem para ir ao banheiro, mas vão à sala de ciências. A dupla vai colocar em prática o plano que arquitetou

    SBT lança Portal Interativo de Carrossel

    SBT lança Portal Interativo de Carrossel

    A partir de agora, os telespectadores de Carrossel, de Iris Abravanel, têm acesso ao conteúdo exclusivo noPortal Interativo do SBT, na TV digital.

    No horário em que a novela estiver no ar, a plataforma permitirá que o telespectador acesse conteúdo exclusivo, com informações sobre os próximos capítulos e sobre os personagens, além de fotos e notícias sobre tudo o que acontece na trama e também nos bastidores.

    O acesso ao conteúdo é por meio do controle remoto, sem a necessidade de estar conectado à internet. Ao abrir o Portal Interativo, um item do menu com o logo de Carrossel aparecerá em destaque. Basta selecioná-lo com o controle remoto para ter acesso a todo o conteúdo da novela.


    Portal Interativo do SBT
    O Portal de Interatividade do SBT foi o primeiro da TV brasileira a estar no ar 24 horas por dia. A plataforma permite ao telespectador assistir à programação da emissora enquanto se mantém informado com notícias em tempo real, destaques da programação, previsão do tempo e muito mais.

    O portal é o dispositivo único que dá acesso a diversos conteúdos produzidos pelo SBT. Os serviços oferecidos atualmente foram escolhidos por meio de uma pesquisa realizada junto ao público. O SBT acredita que a interatividade é um dos grandes diferenciais da tecnologia de transmissão digital hoje, o que permite levar ao telespectador muito mais informações e um conteúdo diferenciado.

    Como acessar?
    Todos os usuários que têm aparelhos de TV ou conversores (receptores externos de TV Digital) que contêm o middleware Ginga podem acessar o Portal de Interatividade do SBT. Ao assistir à emissora, um ícone com a letra "i" aparecerá no canto superior direito. Basta apertar "ok" no controle remoto para ter acesso às informações do portal.

    No horário em que Carrossel estiver no ar, de segunda a sexta, às 20h30, um item do menu com o logo deCarrossel aparecerá em destaque. Basta selecioná-lo com o controle remoto para ter acesso ao conteúdo exclusivo da novela.

    A navegação é feita através das setas direcionais do controle remoto e dos botões "ok" e "voltar". O serviço é gratuito e os telespectadores podem recebê-lo em suas casas, sem custos, através do sinal UHF da TV Digital aberta interativa.


    Vou comprar um novo aparelho. Como sei se terei acesso?
    Os aparelhos de TV, conversores e telefones celulares que estão prontos para interatividade por meio do Ginga são identificados pelo selo DTVi.

    Por enquanto, o Portal está disponível para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre.

    Capitulo 27:




    SBT “proíbe” Maisinha de ir à festa por causa do “Pânico na Band”:

    Muita gente sentiu falta de Maísa Silva na festa de aniversário de Lívia Andrade na última segunda-feira. Todas as crianças de "Carrossel" foram convidadas e todos curtiram a festança, cujo tema era uma arraial, menos Maisinha. Havia o boato de que Lívia não teria convidado a menina para a festa. O blog apurou que o convite foi entregue em mãos para Maísa, mas o SBT "sugeriu" que a pequena não fosse à festa por causa do "auê" que o "Pânico na Band" fez no mês passado, durante a comemoração do aniversário de 10 anos da jovem atriz e apresentadora. Os humoristas entraram ao vivo da porta do local onde ocorria a festa de Maísa e exploraram sem limites o evento, a menina e seus colegas de elenco. Silvio Santos, que está brigando com o programa na Justiça, não gostou nada disso. Resultado: o SBT proibiu que as emissoras gravassem entrevistas com crianças na festa de Lívia e em qualquer outra comemoração. Que dureza...Ah, Aisha, filha de Simony também recebeu o convite e não foi ao "arraial".

    Capitulo 28:




    Rosanne Mulholland: "Não sou uma atriz só para o infantil"

    Interpretando a famosa Professora Helena, de “Carrossel”, de 1989, Rosanne Mulholland falou da projeção que a personagem vem trazendo para sua carreira. “As pessoas estão conhecendo e pesquisando sobre a minha carreira. Acho muito legal”, disse ela na noite desta segunda-feira (25), no arraial junino de aniversário de 29 anos da Lívia Andrade, no Buffet Planeta Kids, em São Paulo. Na época, a personagem marcou a atriz mexicana Gabriela Rivero, que virou ícone - junto com a trama -, dos anos 90. Rosanne, que faz o remake, no SBT, não teme com a possibilidade do mesmo acontecer com o seu nome.

    “Não tenho medo. Acho que é uma coisa boa. Nem uma marca é eterna mesmo porque eu tenho outros trabalhos”, disse ela.
    Na TV, a bondosa e amada professorinha, está sendo o papel de maior destaque na carreira de Rosanne – com direito a plateia infantil na primeira fila. Já no cinema, Rosanne ganhou o público adulto nas cenas ousadas de nudez e sexo ao viver a operária Silmara, em “Falsa Loura”, (2007), de Carlos Reichenbach (1945 - 2012). Para a atriz o trabalho anterior não interfere no atual.

    "Sou uma atriz, não uma atriz só para o público infantil. Isso não existe porque fiz trabalhos que não são para crianças verem, então não mostrem para crianças”, falou. “Não fico chateada em falar sobre isso mas me chateia se alguém for agressivo ou injusto comigo", completou.

    A “professorinha” ainda falou sobre a rivalidade com a aniversariante abordada pela mídia na época dos testes em que as duas atrizes “disputavam” o papel para viver Helena.

    “É tão normal na carreira do ator. Isso faz parte do dia a dia da gente e não é motivo pra ficar chateado e dar briga”, falou. “A Lívia é minha “rixa” na ficção. Ela está sendo ótima e é super divertida”, disse ela se referindo a personagem de Lívia, Suzana, a vilã da trama. “Ela vai atrapalhar bastante o meu romance com o René (Gustavo Wabner), que será um professor de música”.

    quarta-feira, 27 de junho de 2012


    Capítulo 28 – Qua – 27/6

    Helena conversa com Jaime e afirma que ele passou dos limites. O garoto tenta se defender ao dizer que Maria Joaquina ofendeu seu pai. Helena aconselha Jaime a pedir desculpas a Maria Joaquina e Davi. Os meninos se reúnem na casa abandonada para decidir a presença das meninas na Patrulha Salvadora. Miguel pergunta a Maria Joaquina como foi o retorno às aulas. Maria Joaquina conta ao pai que a sala inteira ficou comentando que ela e Jaime são namorados. Feliz, Cirilo conta ao pai que a Maria Joaquina disse que sentiu a falta dele. Helena dá uma aula sobre crimes ambientais, sobre como se deve preservar o meio ambiente e as responsabilidades que cada um deve ter. Laura afirma a Helena que as pessoas que arrancam as árvores são muito antiromânticas. Helena aconselha os alunos a plantarem árvores nas ruas de seus bairros. No pátio, Firmino ensina os alunos como uma árvores deve ser plantada. Maria Joaquina critica ferozmente as brincadeiras de Valéria em sala de aula. A patricinha afirma que Valéria atrapalha sua concentração. Maria Joaquina volta a ser a garota esnobe. Marcelina fica ao lado de Valéria e pergunta a Maria Joaquina por que ela é tão chata. Durante o recreio, Marcelina afirma que Valéria e Maria Joaquina nunca vão se entender. Valéria afirma que não suporta a presença de Maria Joaquina. Ao ver Maria Joaquina empurrar Cirilo, Valéria não consegue se conter e vai até ela tirar satisfações. Na diretoria, Olívia comenta com Matilde que não vê a hora de assinar a carta de demissão de Helena. Matilde desabafa com Olívia e diz que está ficando esgotada. Imperativa, Valéria diz a Maria Joaquina que precisa ter uma conversa com ela. Maria Joaquina dá as costas a Valéria, que começa a cutucá-la insistentemente. Valéria acusa Maria Joaquina de ter falado mal do pai de Jaime, de ter dedurado Marcelina e de tratar mal Cirilo. Desafiadora, Valéria afirma a Maria Joaquina que ela vai escutá-la por bem ou por mal. Matilde conta a Olívia que um dos alunos de Helena colocou um CD de heavy metal em seu aparelho de som, a música quase estourou seus tímpanos. Olívia chama a atenção de Helena e pede para a professora descobrir o culpado. Valéria e Maria Joaquina começam a discutir bravamente no pátio. As meninas ficam ao lado de Valéria.